Banhos

A união da água e das ervas e seus benefícios terapêuticos e energéticos

Banhos Medicinais
São usados como tratamento complementar, principalmente pela sensação de bem-estar que provocam. Podem ser preparados através do cozimento de uma ou várias ervas, e jogados pelo corpo ou por imersão em bacias (para crianças) ou banheiras (para adultos). Para problemas genitais ou hemorróidas, recomenda-se o banho de assento.Usa-se também banhos somente para os pés (pedilúvios), que contribuem para eliminar a sensação de cansaço e mal-estar. Quando há febre, seja qual for a erva escolhida, a água deve estar apenas dois graus a menos que a temperatura do corpo, para não provocar choque térmico.
O sal e o álcool são aliados das ervas medicinais quando o assunto é banho. Para aliviar as tensões, um punhado de sal em água morna é muito útil (devemos usar o sal grosso ou sal marinho). No caso do álcool, apenas uma tampinha, misturada à água, é suficiente para aliviar dores e cansaço.
Nos encontros entre mulheres da Vila de Itaúnas, foram levantados os seguintes usos medicinais para banhos:

Gripe/Febre

Canela, carqueja e Aroeira (o banho é quente, manter resguardo até o dia seguinte), taririquinha, cordão-de-frade, alfazema, alfavaca, eucalipto, capim-santo, manjericão, melão-de-São-Caetano.

Alergias da pele

Folha de maracujá, folhas de melancia, folhas de sabugueiro.

Calmante

Alecrim, folha de maracujá, erva-cideira, manjericão, macela, alfazema.


Problemas Genitais

Folha de castanheira, casca de cajueiro (o vermelho é melhor); arrozinho, rosa branca, murta (assento). Romã ou salsa (para ferida no útero, fazer ducha interna), folhas de framboesa e erva-moura.

Malária

Folhas secas de girassol.

Feridas

Alecrim, confrei, murta, aroeira, sálvia, amor-perfeito (cicatrizantes), eucalipto (antisséptico).

Para quem busca
Hoje, preparei um banho com três galhinhos de Aroeira, um de Arruda e um de Alecrim, todos do quintal. Joguei no corpo, do pescoço pra baixo, depois de tomar um bom banho com sabão, pra tirar as cracas do dia.
O dia foi puxado! Mas me sinto melhor.
A Aroeira oferece uma adstringência muito interessante, vai buscar poros adentro, parece que entra mesmo. A Arruda é pra destacar o feminino e o Alecrim para fortalecer o coração, a circulação e aquecer. Ele me parece uma planta de Sol, mas tenho dúvidas, porque suas flores são bem azuladas.
Dia desses trouxe Cinco Folhas de Itaúnas e também banhei-me com ela. Comigo, tudo foi bem, mas a casa balançou. A busca é individual mesmo e redimir-me a esta condição às vezes parece difícil.
Gosto de banhos especiais. Além da sutileza das plantas ali presente, ele traz a flexibilidade da água. É bom...

Total de visualizações de página